A construção em EPS tem tomado cada vez mais espaço na construção civil moderna nos últimos anos, sendo uma verdadeira revolução, onde cada vez mais se exige eficiência e sustentabilidade.
O EPS oferece todas essas vantagens e redução de custos e velocidade de execução essa solução surge com alta tecnologia sendo alinhada com as novas demandas de mercado.
E no Brasil vem sendo cada vez mais adotada por construtoras e empreiteiras segundo dados do SEBRAE, substituindo as técnicas tradicionais, como alvenaria convencional por seu desempenho superior em vários aspectos.
Preparamos um Guia completo, onde você entenderá de forma mais profunda o que é a construção em EPS, como funciona, vantagens, aplicações, normas técnicas e vamos também comparar com outros sistemas construtivos e porque é considerada umas das melhores escolhas.
O que é o EPS?
Vamos do inicio o Poliestireno Expandido também conhecido com EPS e um material plástico que deriva do petróleo, composto composto por esferas de poliestireno que passam por um processo de expansão térmica.
Esse processo faz com que o material fique composto por cerca de 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima sólida, o que dá ao EPS leveza e resistência.
Apesar de também ser usado em embalagens, o EPS da construção civil tem características específicas como alta resistência mecânica, densidade maior, tratamento retardante de chamas e um excelente isolamento térmico e acústico.
O que é a construção em EPS?
Trata-se de um sistema construtivo industrializado que utiliza paineis estruturais composto por um núcleo de EPS reforçado com telas de aço galvanizado.
Após montados esses paineis dentro da obra , aplica-se uma argamassa estrutural em ambos os lados, criando assim uma estrutura sólida e extremamente resistente.
Substituindo assim o sistema tradicional de alvenaria, oferecendo uma estrutura monolítica, leve, segura e consequentemente mais durável.
Como funciona a construção em EPS?
O sistema construtivo segue alguns passo a passo todos eles bem planejados para a máxima eficiência construtiva, esse passos são:
- Projeto estrutural e arquitetônico
- Fabricação dos paineis sob medida
- Montagem dos paineis na obra
- Fixação e alinhamento estrutural
- Passagem de instalações hidraulicas e eletricas
- Aplicação de argamassa estrutural
- Execução dos acabamentos finais
Lembrando que esses processos são específicos para EPS e devem ser executados por profissionais especializados, estes processos reduzem os erros e retrabalhos na obra.
Quais as vantagens em construir usando EPS?
Rapidez na Obra
Essa deve ser uma das maiores vantagens da construção com EPS, obras que geralmente levariam meses para serem concluídas podem ser concluídas na metade desse tempo, o sistema pré fabricado é modular com uma montagem simples.
Redução de custos
Menos tempo de obra se traduz em economia, o gasto com aluguel de máquinas é reduzido e o consumo de água e energia também diminui.
Isolamento Térmico
Os paineis em EPS são uns dos melhores isolantes térmicos disponíveis hoje no mercado, pois mantêm a temperatura interna estável ou seja no calor mantém fresco e no frio evita a perda de calor, gerando um menor custo com aparelhos de climatização.
Isolamento Acústico
O EPS também absorve os ruídos externos, fazendo o ambiente ficar mais silencioso e confortável para os moradores sendo excelente em áreas urbanas.
Sustentabilidade e diminuição no impacto ambiental
Por gerar menos resíduos e consumir menos recursos naturais e também por ser 100% reciclável é considerável um material ecologicamente correto, além da eficiência energética pois reduz o uso de equipamentos de climatização.
Estrutura mais leve
Por ser um material consideravelmente mais leve o EPS diminui a carga sobre as fundações e permitindo a execução de uma estrutura mais leve e econômica.
Maior Precisão
Por ser industrializado o EPS permite uma maior precisão na sua execução pois a um planejamento desde o início e as peças já chegam na obra com o tamanho correto, diminuindo as falhas de execução e retrabalhos.
A construção em EPS é segura?
A construção em EPS é extremamente segura quando executada corretamente por profissionais que seguem todas normas técnicas, pois após executado todo o passo a passo os paineis se tornam extremamente rígidos e suportam cargas elevadas.
Por ser um material retardante de chamas o EPS atende os requisitos de segurança contra incêndios.
Qual a durabilidade da construção em EPS.
A vida útil do EPS é comparável ou até superior à alvenaria convencional, pois o material não apodrece não tem problemas com pregas ou cupim e não absorve umidade quando protegido corretamente com argamassa, conferido ao ESP qualidades que podem superar alguns métodos tradicionais.
Quais as normas técnicas e regulamentações
A construção em EPS no brasil segue normas técnicas rigorosas como:
- Normas de desempenho da ABNT NBR 15575
- Normas de segurança estrutural e contra incêndio
Qual a aplicação da construção em EPS
O ESP permite diversas aplicações para diversos tipos de obras como
- Casas
- Prédios
- Galpões
- Escolas
- Hospitais
- Hoteis
- Reformas
- Construções modulares
Construção em EPS x Alvenaria convencional
Tempo de obra
Menor tempo de obra sendo até 50% mais rápido que a alvenaria convencional.
Custo
O custo no final da obra tende a ser menor pois a economia na mão de obra e materiais é maior
Conforto acústico
O EPS oferece maior desempenho frente a alvenaria convencional proporcionando maior conforto acústico.
Sustentabilidade
Por gerar menos resíduos e menor impacto ambiental se comparado a alvenaria convencional que pode gerar toneladas de resíduos o EPS sai na frente nesse quesito.
Flexibilidade no projeto
O EPS permite projetos modernos e mais ousados sem aumentar o peso e custos na obra, permitindo projetos mais personalizados.
Mitos e Verdades sobre o EPS
EPS é frágil?
Esse sem dúvida é um dos maiores mitos: as pessoas geralmente confundem o EPS com o famoso Isopor que é usado em trabalhos escolares ou em marmitas, entretanto o EPS usado na construção é diferente e específico.
Após a aplicação da argamassa estrutural o mesmo se torna extremamente resistente sendo igual ou até superior à alvenaria tradicional.
EPS pega fogo fácil?
Mito. O EPS que é usado na construção civil tem tratamento retardante de chamas, e atende todas as normas contra incêndio sendo seguro para uso em construções.
EPS não é durável.
Mais um Mito. O sistema de construção em EPS tem durabilidade alta quando executada de forma correta dentro das normas.
Construção em EPS: qual o custo?
O valor pode ter variações conforme a região, e complexidade do projeto, com tudo o custo por metro quadrado é competitivo e em muitos casos inferior às construções tradicionais, sendo mais perceptível quando se considera o custo total da obra.
Sustentabilidade na construção civil com EPS
A construção em EPS é alinhada com a sustentabilidade na construção civil, eficiência energética e na redução na pegada de carbono, ao utilizar esse método construtivo das edificações tende a ter um menor consumo de energia ao longo da vida útil.
Manutenções em construções que utilizam EPS
Apesar de parecer complexa, as manutenções são simples e bem semelhantes à construção tradicional e podem ser feitas sem ter a necessidade de intervenções complexas e caras.
Vale a pena?
Se você busca rapidez, e economia na obra além de conforto e sustentabilidade, a resposta é sim a construção em EPS vale a pena pois traz todas as vantagens já citadas sendo umas das melhores técnicas de construção disponíveis no mercado hoje em dia.
Construção em EPS é o futuro da construção civil
A Construção em EPS deixou de ser uma tendência e tem tomado maior espaço como uma solução consolidada e moderna com eficiência e agilidade na construção civil.
E cada vez mais pessoas optam por esse método construtivo e ao longo do conteúdo ficou claro que o sistema em EPS oferece diversas vantagens reais e comprovadas frente aos sistemas tradicionais.
Economia de custos, rapidez na obra, excelente desempenho térmico e acústico e alto padrão de qualidade, são as vantagens oferecidas pelo EPS.
No cenário atual onde construir rápido e com responsabilidade com meio ambiente tem se tornado as principais exigências de quem constroi o EPS tem se tornado a escolha mais inteligente e responsável tanto em obras residenciais quanto comerciais e industriais.
Se você planeja construir ou reformas considere a construção e EPS, pois se trata de um um método alinhado com as exigências do mercado e com o futuro.
Agora é a sua vez de dar um passo a um futuro sustentável levando também agilidade e confiabilidade conforto onde realmente importa seja sua casa ou negócio.